Economia, Transportes

Terminal Intermodal de Campanhã concluído em 2021

Tiveram início hoje as obras do Terminal Intermodal de Campanhã, um espaço prometido à cidade do Porto há 16 anos. A empreitada deverá ficar concluída até Junho de 2021, tendo sido considerado pelo executivo da Câmara Municipal do Porto como um projecto “revolucionário” para os transportes na cidade e uma das obras “mais importantes no campo da mobilidade e transportes”. 

 

O projeto conta com um investimento de 12,7 milhões de euros e visa mudar o funcionamento dos transportes na cidade, tendo como objetivo albergar no mesmo espaço os comboios suburbanos e de longo curso, o metro e ainda várias redes de autocarros, tal como a STCP e operadores privados, incluindo também os intermunicipais e regionais, que passam a dispor de um terminal de última geração, numa zona da cidade de fácil acessibilidade rodoviária.

 

O projeto inclui a construção de novas vias de acesso, passando a dotar a zona de Campanhã com uma plataforma que concentrará uma grande diversidade de transportes públicos, aproveitando a localização que possui através das acessibilidades rodoviárias à Via de Cintura Interna (VCI) e das auto-estradas circundantes (A1, A3 e A4).


O Interface irá constituir um dos principais nós da rede de transporte público, enquanto interface estratégico de um anel de contorno da cidade do Porto, funcionando em articulação com o interface da Casa da Música e o futuro interface do Hospital de S. João.

 

A nova plataforma intermodal perfaz uma área bruta total de construção de cerca de 24 mil metros quadrados e irá integrar também um parque de estacionamento, paragens kiss & ride, parque de bicicletas e parque de táxis.

 

O piso superior da obra terá uma cobertura verde com cerca de 4,6 hectares.

 

Produzido pela Mar Digital para The Best of Porto