Your address will show here +12 34 56 78
Peixe

Bacalhau à Gomes de Sá

Ingredientes:

- 9 postas de bacalhau demolhado,
- 3 kg de batatas descascadas,
- 2 dentes de alho,
- 1 cebola,
- 5 ovos,
- azeite q.b.,
- salsa para polvilhar,
- 1/4 azeitonas pretas.
  • Text Hover
Confeção:

Coza em bastante àgua o bacalhau, as batatas e os ovos. Depois de cozido, esfie o bacalhau em lascas, dispensando pele e espinhas. Corte as batatas, juntamente com os ovos às rodelas depois de descascados.
Prepare um bom refugado regado de azeite, com cebola cortada às rodelas e os alhos picados. Depois de a cebola alourar, misture o bacalhau com as batatas, até estar tudo apurado.Retire do lume e coloque num recipiente que utilizar para servir. Junte os ovos às rodelas, as azeitonas e para terminar, polvilhe com salsa picada.
Bacalhau à Zé do Pipo

Ingredientes:

- 1 kg de bacalhau,
- 2 cebolas,
- 1 lt leite,
- 4 colheres de (sopa) de azeite,
- 1 folha de louro,
- 1/2 pimento vermelho,
- 1 kg de batatas,
- 3 colheres de (sopa) de manteiga,
- 1 tigela de maionese,
- 1/4 azeitonas pretas,
- salsa para polvilhar,
- sal e pimenta q.b..
  • Text Hover
Confeção:

Coloque o bacalhau a demolhar. Depois de bem demolhado, corte o bacalhau em postas e coza-o com leite.
Para o puré, coza as batatas em àgua e quando estas estiverem macias, escorra-as. Amasse bem as batatas, misture a manteiga e o leite, tanto quanto for necessário, até formar um puré bem cremoso. Tempere com sal e pimenta.
Entretanto, pique as cebolas e leve a estalar com o azeite, louro, sal e pimenta e um pouco de leite de cozer o bacalhau. A cebola deve ficar branca e macia e nunca loura.
Depois de cozido, escorra o bacalhau e coloque-o num recipiente de barro. Deite a cebola sobre as postas de bacalhau e cubra completamente com a maionese.
Enfeite com o puré de batata e leve a gratinar. Junte também azeitonas pretas e pimento vermelho.Quando servir, polvilhe com salsa picada.
Bacalhau à João do Porto

Ingredientes:

- 1,2 kg lombo de bacalhau,
- 1 kg de batatas,
- 2 ovos,
- 1/2 kg de grelos,
- 1 cebola, - 1 dl de azeite,
- 1/4 de azeitonas pretas,
- 2 dentes de alho,
- 1 ramo de salsa,
- sal e pimenta q.b..
  • Text Hover
Confeção:

Corte o bacalhau em postas e demolhe-o durante 48 horas.
Descasque as batatas e coza-as em água temperada com sal, assim como os grelos e os ovos. Aqueça bem a grelha e limpe-a muito bem. Depois de cozido, seque bem as postas de bacalhau e molhe-as em azeite e vá grelhando lentamente. Entretanto, vá preparando o molho. Coloque uma frigideira ao lume com azeite, adicione os dentes de alho picados e deixe aquecer, tendo cuidado para não queimar os alhos.
Para servir, coloque o bacalhau no centro do prato e em cima, coloque as cebolas descascadas em rodelas muito finas. Descasque os ovos e corte-os em gomos e disponha-os no prato ao seu gosto, assim como as batatas e os grelos. Decore com salsa e regue tudo com o molho que preparou.