Your address will show here +12 34 56 78
Júri

Alfredo Barbosa

Alfredo Barbosa, jornalista, cronista e autor nasceu em 1950 no Porto.


Iniciou a sua profissão de jornalista em 1968, então com 18 anos de idade, no jornal “O Norte Desportivo”. Depois, foi durante mais 15 anos redator do jornal “A Bola”, no qual construiu uma carreira sólida e de inegável prestigio. Foi ainda correspondente de vários jornais desportivos europeus de renome, diretor do jornal “O Jogo” e do “O Norte Desportivo”.


Foi comentador em várias rádios nacionais, como “Antena 1”, “Rádio Renascença”, “Rádio Comercial”, “TSF” e ainda da “RJP”. Nalgumas rádios, teve programas diários e semanais da sua autoria.


É autor de vários livros, como “O Tetra”, a biografia de José Maria Pedroto – “O Mestre” e a segunda biografia de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Alexandra Maceco

Alexandra Macedo nasceu no Porto em 1969.


Frequentou o Curso de Direito da Universidade Católica do Porto até ao 3º ano. Colaborou com a empresa Eusébio & Rodrigues entre 1988 e agosto de 1999, no departamento de moda (produção e organização de desfiles) e na organização geral da empresa.


A partir de 1992 participa especificamente na área de coreografia em vários desfiles de moda e com diversos coreógrafos.


É, desde setembro de 1999, responsável pela coreografia de desfiles de moda como Portugal Fashion Calçado Infantil, Porto de Moda, Modacalzado Madrid, Mocap, Modt’issimo, Porto Jóia, Porto Fashion Awards, entre muitos outros.


Em novembro de 1998, abraça o projeto de criar, em Lisboa e no Porto, a sua própria agência de manequins, a Best Models, cuja direção assume desde o início.

Telmo Marques

Telmo Marques, compositor e pianista, nasceu no Porto em 1963.


Iniciou os seus estudos musicais com 9 anos. Estudou Piano e Composição com Fernanda Wandschneider, Hélia Soveral, Fernando Lapa e Cândido Lima; fez cursos de aperfeiçoamento, de análise e estética musical, e de direção de orquestra com Jean Martin, Carlos Cabro, Fernando Puchol, Paul Frein, Miguel Ribeiro Pereira e Robert Houlihan.


Termina em 1991 o antigo curso superior de piano do Conservatório de música do Porto com nota máxima. É licenciado em piano pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (Prémio Eng.º António de Almeida – melhor classificação) e Master of Arts pela Universidade de Surrey Roehampton em Inglaterra. Iniciou um programa de doutoramento em Computer Music na Universidade Católica.


Conta com algumas dezenas de participações discográficas como pianista, compositor, arranjador e produtor. É autor da obra que serviu de suporte musical para rádio e televisão à PORTO 2001 – Capital Europeia da Cultura. Leciona as disciplinas de Análise Musical e de Técnicas de Composição no ESMAE.

Aurora Cunha

Aurora Cunha, atleta profissional, nasceu em Ronfe, Guimarães, em 1959. Viveu durante muitos anos em Vila do Conde, mas atualmente reside na Póvoa de Varzim.


Entrou no atletismo aos 15 anos, com a camisola do Juventude de Ronfe. Era ainda muito jovem quando bateu os recordes nacionais dos 1500 e dos 3000 metros. Depois de passar pelo Sporting, acabou por optar pelo Futebol Clube do Porto, seu clube do coração.


Ao longo da sua carreira, foi vencedora de importantes troféus em provas de corta-mato, meio-fundo e fundo. Foi campeã mundial de estrada em três anos consecutivos, 1984, 1985 e 1986.


Venceu as maratonas de Paris e Tóquio em 1988, Chicago em 1990 e Roterdão em 1992. Também em 1988, venceu a São Silvestre de São Paulo.Aurora Cunha representou Portugal em três edições dos Jogos Olimpicos sem, no entanto, conseguir ser medalhada.

Mário Moutinho

Mário Moutinho, ator, encenador e produtor, nasceu no Porto em 1946.


Embora tendo formação artística na área do cinema, é no teatro que desenvolveu grande parte da sua carreira, tendo fundado duas companhias, TAI em 1977 e Teatro de Marionetas do Porto em 1989.


Como criador de vídeos de cena, encenador, assistente de encenação, autor e ator, colaborou com diversas companhias da cidade do Porto e trabalhou em inúmeros encenadores, entre os quais Carlos Avilez.


Realizou os filmes “Lugar Comum” e “Making of Coisas e Loiças” e inúmeros spots para televisão, produziu filmes de André Delhaye e Paulo Castro, e participou como ator em diversas curtas-metragens.


Na televisão foi ator permanente na série “Clube Paraíso” e ator principal em “Os Andrades”. Participou ainda nas séries “Major Alvega”, “Almeida Garrett”, “Triângulo Jota” e “Elsa” e nas séries para crianças “Contos das Mil e Uma Noites”, “Mopi”, “A Árvore dos Patafúrdios”, “Os Amigos do Gaspar” e “No Tempo dos Afonsinhos”.


Alguns dos seus trabalhos no teatro mais recentes foram, “Quem Matou o Ambrósio?” na Seiva Trupe, como ator e encenador, “A Árvore dos Sonhos” com os Meninos Cantores, como autor e encenador.


Foi presidente e diretor artístico do FITEI – Festival Internacional de Teatro e Expressão Ibérica.

Ana Luísa Amaral

Ana Luísa Amaral, poetisa e professora, nasceu em 1956 em Lisboa e vive desde os 9 anos em Leça da Palmeira.


Tem um doutoramento sobre a poesia de Emily Dickinson e as suas áreas de investigação são Poéticas Comparadas, Estudos Feministas e Estudos Queer. É Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde integra também a direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.


Tem publicações académicas várias em Portugal e no estrangeiro. É autora, com Ana Gabriela Macedo, do Dicionário de Critica Feminista e preparou a edição anotada de Novas Cartas Portuguesas (1972), de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa.Está representada em inúmeras antologias portuguesas e estrangeiras e tem feito leituras dos seus poemas em vários países, como Brasil, França, EUA, Alemanha, Irlanda, Espanha, Rússia, Roménia, Polónia, Suécia, Holanda, China, Colômbia e Argentina.


Em torno da sua obra, a companhia Assédio, com o Teatro do Campo Alegre, levou à cena dois espetáculos de teatro (O Olhar Diagonal das Coisas e A História da Aranha Leopoldina).

Carlos Fagundes

Carlos Fagundes, pintor, escultor, designer, serigrafista e fotografo, nasceu em Valença em 1968, mas mudou-se para o Porto passados poucos anos.


Aos 14 anos de idade, frequentou uns cursos livres em expressões plásticas na Árvore –  Cooperativa de Atividades Artísticas, atualmente designada por Escola Artística e Profissional Árvore. Licenciou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.


Começou por expor em Exposições Gerais de Artes Plásticas e, desde então, realizou inúmeras exposições individuais e participou em diversas exposições coletivas, em Portugal e no estrangeiro.


Além da pintura a oléo, atividade dominante, dedicou-se à serigrafia e ilustração de livros.


Atualmente é formador na área do Design e desenvolve inúmeros trabalhos ligados à fotografia, uma das suas grandes paixões.