Your address will show here +12 34 56 78
Cultura

Conheça os vários espaços culturais

A cidade do Porto possui diversos espaços culturais de referência na região e a nível nacional. Entre os diversos museus da cidade, destaca-se o Museu de Arte Contemporânea, um dos museus mais visitados do país, onde obras de arte de vários artistas contemporâneos são, também, expostas, ao lado da flora típica da região norte de Portugal no envolvente Parque de Serralves.

A Casa do Infante, datada do século XIII e onde terá nascido o Infante D. Henrique, é atualmente museu medieval da cidade e arquivo distrital. Outras casas museu incluem a Casa-Museu Fernando de Castro, a Casa-Museu Guerra Junqueiro, Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio e a Casa-Oficina António Carneiro.Inserido no edifício da Alfândega, o Museu dos Transportes e Comunicações tem como objetivo mostrar a história dos transportes e meios de comunicação.

O Museu do Carro Elétrico, instalado na antiga central termo elétrica de Massarelos, dispõe de uma coleção carros elétricos e atrelados que circulavam pela cidade. Anualmente, organiza um desfile de carros elétricos do museu pelas ruas da cidade, entre Massarelos e o Passeio Alegre.

Na cidade encontra-se a maior Sinagoga da Península Ibérica e uma das maiores da Europa, a Sinagoga Kadoorie, edificada em 1938. Nela pode conhecer-se a história e religião Judaicas, tomar contacto com importantes objetos históricos e documentos assim como saber mais sobre a Comunidade Judaica do Porto ao longo dos séculos até aos dias de hoje.

O Museu Nacional de Soares dos Reis está instalado no Palácio dos Carrancas e foi criado em 1833 por D. Pedro IV. A preservação e o estudo das coleções, a divulgação cultural e a atividade do serviço de educação, com apoio de uma sala multimédia, configuram um enquadramento novo em matéria da salvaguarda do património e ação educativa do Museu.

No Porto existem diversos museus temáticos, de referir, Museu do Vinho do Porto, Museu da Indústria, Museu de História Natural, Museu do Papel Moeda, Museu de Arte Sacra, Museu da Misericórdia, Museu Nacional da Imprensa, Jornais e Artes Gráficas, Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, Museu Militar do Porto e Museu Nacional de Literatura.

Os auditórios culturais da cidade são na sua grande maioria construções do séculos XIX e XX. A construção mais arrojada e relevante dos últimos anos é a Casa da Música, uma obra de arquitetura que foi concebida para o evento Capital Europeia da Cultura 2001, da autoria do arquiteto Rem Koolhaas e aclamada internacionalmente. O Teatro Rivoli, o Teatro Nacional São João e o Teatro Sá da Bandeira são importantes salas de espetáculos, de relevo histórico e arquitetónico, localizados na baixa do Porto, onde estão também localizados o Coliseu do Porto e o Cine-Teatro Batalha, histórica sala de cinema da cidade a que está ligada a expressão local "vai no Batalha!".
  • Text Hover
  • Text Hover