Transportes

Cidade do Porto vai ter autocarros sem motorista

No outono começam a ser testados na cidade do Porto os novos autocarros da STCP sem motorista.

 

A notícia foi avançada hoje pela Agência Nacional de Inovação (ANI) através de um comunicado, no qual indica que estes novos meios de transporte coletivo chegarão ao Porto graças à participação da STCP num projeto europeu, intitulado FABULOS, desenvolvido pelo consórcio do Forum Virium Helsinki, na Finlândia.

 

Os autocarros sem motorista, 100% autónomos, são capazes de ultrapassar obstáculos, como carros estacionados e, numa primeira fase, vão ser testados na zona da Asprela, junto ao Hospital de São João e Polo Universitário.


Segundo a ANI, o principal objetivo do contrato pré-comercial de Compras Públicas de Inovação do FABULOS é “encontrar soluções de mercado para o fornecimento e para a gestão de transportes públicos automatizados”.

 

A iniciativa FABULOS, que recebeu cerca de sete milhões de euros do Horizonte2020 e se encontra na última etapa de implementação, pretende “possibilitar o desenvolvimento sustentável do transporte público”.

 

Apesar de não ter motorista, os veículos podem vir a contar com a presença de uma pessoa que terá a missão de garantir a segurança dos passageiros durante as viagens.

 

Além de Portugal, a Estónia, Grécia, Irlanda e Itália também estão prestes a ter centros de competências em Compras Públicas de Inovação, garante a ANI.

 

Produzido pela Mar Digital para The Best of Porto