Your address will show here +12 34 56 78
Carne

Francesinha

Ingredientes:

Molho de cobertura:
- 1 cerveja,
- 1 caldo de carne,
- 2 folhas de louro,
- 1 colher de (sopa) de margarina,
- 1 cálice de Brandy ou Porto,
- 1 colher de (sopa) de farinha maizena,
- 2 colheres de (sopa) de polpa de tomate,
- 1 tomate fresco, pelado e limpo de sementes,
- 1/2 copo (+ - 1dl) de leite,
- piri-piri q.b..


Recheio da Francesinha:
- 2 fatias de pão de forma
ligeiramente torrado,
- fiambre q.b.,
- queijo q.b.,
- salsichas grelhadas q.b.,
- linguiça grelhada q.b.,
- carne assada ou bife q.b.,
- batatas.
  • Text Hover
Confeção:

Comece por fazer o molho, dissolvendo bem a maizena com o leite. Junte os restantes ingredientes e com a varinha mágica triture e leve ao lume até ferver e engrossar um pouco, mexendo para não pegar.
Depois faça o recheio, no centro de um prato, como se fosse uma sande. Coloque entre as duas fatias de pão, todos os ingredientes e cubra com queijo. Leve ao forno a gratinar. Sirva com batata frita.
Tripas à Moda do Porto

Ingredientes:

- 1,5 kg de tripas, folho e favos de vitela,
- 150 gr presunto com gordura,
- 1 orelha de porco,
- 1 mão de vitela,
- 1 chouriço,
- 1/2 frango,
- 2 cebolas,
- 1 lata feijão branco,
- 4 cenouras,
- 1 folha louro,
- 100 g banha,
- 1 ramo salsa,
- 1 limão,
- sal e cominhos q.b..
  • Text Hover
Confeção:

Lave bem e esfregue as tripas com sal e limão. Coloque-as num recipiente com água e rodelas de limão, até ficarem brancas. Coza-as separadamente das carnes e do feijão. Num tacho, leve a alourar na banha, a cebola e a folha de louro. Junte as tripas e todas as carnes cortadas aos bocados, o feijão, as cenouras cozidas e um pouco de caldo de carne. Tempere com sal e cominhos. Ferva durante 25 minutos e sirva numa terrina polvilhada com salsa picada e coentros.
As tripas são acompanhadas com arroz, que se serve simultaneamente.
Arroz de Cabidela

Ingredientes:

- 1 galinha,
- 0,5 dl de azeite,
- 3 colheres (sopa) de vinagre,
- 1 cebola grande,
- 2 dentes de alho,
- 100 gr de toucinho,
- 1 folha de louro,
- 1 malagueta,
- 1 tigela de arroz,
- Sal q.b..
  • Text Hover
Confeção:

Aproveite o sangue da galinha deitando-o numa tigela com três colheres de sopa de vinagre para que não coalhe (como alternativa ao sangue da galinha consulte o seu talho). Numa panela ponha a refogar no azeite a cebola e os alhos picados. Junte-lhe a galinha cortada aos bocados pequenos e os miúdos (exceto o fígado), o toucinho cortado, o louro e a malagueta cortada ao meio. Refogue tudo, tempere com sal e deixe estufar em lume brando. Cubra a carne com água quente, tape a panela e deixe cozer até a galinha ficar macia. Depois de cozida retire a galinha e retifique a água para que fique na proporção de 3/1 para a cozedura do arroz. Assim que levantar fervura junte o arroz. Três ou quatro minutos antes de ficar pronto junte o sangue, misture-o bem, junte também a carne e deixe apurar.
Arroz de Cabrito

Ingredientes:

- 750 gr arroz,
- 500 gr costeletas de cabrito,
- 2 cebolas picadas,
- 4 colheres de (sopa) de azeite,
- 100 gr presunto,
- 1 colher de (chá) de açafrão,
- 4 dentes de alho picados.
  • Text Hover
Confeção:

Faz-se o refogado com a cebola, o azeite, o alho e o presunto cortado em cubos. Logo que a cebola esteja loira deita-se as costeletas previamente lavadas, temperadas de sal e limão e deixa-se aloirar bem, mexendo sempre. Vai-se então acrescentando pouco a pouco água, até se obterem 12 dl de calda. Junta-se o arroz e deixa-se ferver. Quando estiver meio cozido adiciona-se o açafrão (que deve estar seco) dissolvido num pouco de sumo de limão e 2 colheres de sopa de calda (que se retiraram antes de se colocar o arroz). Mexe-se com um garfo, despeja-se num recipiente de barro e leva-se ao forno a acabar de cozinhar. Este mesmo recipiente vai para a mesa, para dar realce à tipicidade do prato.
Orelheira com Feijão

Ingredientes:

- 1 orelheira,
- 750 gr de chispe,
- 1 rabo de porco,
- 400 gr de carne de vaca,
- 1 chouriço,
- 1 morcela,
- 1 kg de feijão branco grande,
- 1 cebola grande,
- 1 cenoura,
- 1 couve lombarda ou coração,
- 2 colheres de (sopa) de azeite,
- 3 colheres de (sopa) de banha,
- 1 ramo de salsa,
- 2 folhas de louro,
- sal, pimenta e piripiri q.b..
  • Text Hover
Confeção:

Numa panela cozem-se em água com sal a orelheira, o chispe, o rabo de porco e a carne de vaca, retirando a espuma escura à medida que esta se vai formando. Noutro recipiente, cozem-se o chouriço, a morcela e a couve. À parte, coze-se ainda o feijão (demolhado) em água com sal, deixando-o bem inteiro (um pouco rijo). Faz-se um estrugido (refogado) ligeiro com a cebola picada, o azeite e a banha. A este estrugido juntam--se a orelheira, o chispe e a carne de vaca em bocados, o feijão escorrido, a couve, a salsa e o louro, e um pouco de água de cozer o feijão. Tempera-se com sal, pimenta e piripiri. Deixa-se apurar, acrescentando água (ou do feijão ou das carnes). Deve resultar um cozinhado bem forte. Esta orelheira com feijão pode ser acompanhada com arroz de forno, servido à parte.
* As carnes, com excepção da de vaca, devem ser postas de sal com 3 dias de antecedência.